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Minutos de conhecimento

Quando passar uma cobrança para uma assessoria especializada?

7 Fevereiro, 2023

De saber geral que as empresas de médio e grande porte possuem um setor de contas a receber estruturado, inclusive com colaboradores que realizam a cobrança direta aos clientes/devedores, de forma interna. 

Em determinados casos, apesar da realização de mencionada cobrança dentro da empresa, esta não surge resultados, de forma que o cliente/devedor não demonstra interesse no pagamento do débito ou, ainda, apesar de demonstrar interesse, acaba não efetuando qualquer pagamento para liquidação do débito. 

Então, eis que surge a necessidade de uma assessoria especializada. Nossa sugestão e que tem sido determinante para diminuição da inadimplência dos nossos clientes, é repassar a cobrança o mais rápido possível para a assessoria. A empresa deve preocupar-se em comprovar a existência daquele débito, efetuar as primeiras tentativas de cobrança e estipular um prazo para pagamento de forma direta ao fornecedor. Caso o débito realmente exista (com comprovação de nenhuma intercorrência que o torne indevido) e o prazo estipulado já tenha se escoado, o envio para assessoria no dia seguinte a aludido prazo é fator determinante para a efetividade da negociação, eis que o cliente/devedor entende que os prazos foram cumpridos e estes continuarão sendo, inclusive quando a assessoria determinar um prazo para ingresso com ação judicial. 

Já as pequenas empresas, eis que não possuem um setor de cobrança específico/especializado, ao efetuarem a comprovação do débito, devem encaminhar os títulos para assessoria especializada, tendo em vista o conhecimento específico para realização da tarefa e disposição de tempo para insistir no recebimento dos créditos. 

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Autor: Data Assessoria

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